"Todos sabem fazer história - mas só os grandes sabem escrevê-la."
(Oscar WIlde)

Sejam bem vindos!

Este blog tem como finalidade tornar acessível aos meus alunos e quem mais se interessar os conteúdos de História e textos relacionados a educação... portanto Seja bem vindo ao espaço que foi criado especialmente para você.
Powered By Blogger

sábado, 5 de março de 2011

I SIMPÓSIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


TEMAS:
A Escola Empreendedora e o trabalho docente na atualidade

A Importante Relação dos Pilares da Educação, das Competências da Nova Cultura da Aprendizagem e das Dimensões da Paz no trabalho docente

 Objetivos Gerais dos PCNs: uma proposta inter/transdisciplinar problematizando a própria realidade educativa
 Público alvo: Profissionais da Educação Básica: Professores e Gestores
Duração: 20h               Data: 17, 18 e 19 /03/2011   
 Objetivo:

Promover uma discussão dialógica sobre as temáticas “A Escola Empreendedora e o trabalho docente na atualidade”, “A Importante Relação dos Pilares da Educação, das Competências da Nova Cultura da Aprendizagem e das Dimensões da Paz no trabalho docente” e “Objetivos Gerais dos PCNs: uma proposta inter/transdisciplinar problematizando a própria realidade educativa”, de maneira que os profissionais da Educação possam participar ativamente de momentos de (re)leitura, reflexão e autoavaliação sobre alguns saberes educacionais que fazem uma relação importante e primordial no trabalho docente; sem dúvida, as ideias destas temáticas e a troca de experiências socializadas, durante o evento, contribuirão para a re/construção e/ou ampliação de uma visão mais crítica/consciente, holística e empreendedora da docência e de seu ambiente de trabalho; e, consequentemente, este PROFESSOR terá mais domínio e muito mais segurança do que faz e por que o faz em todas as áreas do conhecimento, tendo em vista um trabalho que não segmenta os saberes.
PROGRAMAÇÃO

17/03 – noite – das 18:00 às 22:000h

I MOMENTO Abertura/Credenciamento (entrega do material).
Leitura do texto reflexivo, da justificativa e objetivo do evento.

II MOMENTO

Fala do Secretário de Educação e do Coordenador Pedagógico Geral; Fala do Prefeito (e outras).

20:00 às 20:15h – Intervalo

III MOMENTO

Palestra com o Prof. Ms. Valmir Farias Martins
Tema: A Escola Empreendedora e o Trabalho Docente na Atualidade.

18/03 – manhã – das 8:00 às 12:00h

Música “Bom dia”.
Dinâmica do abraço.
Slides – Explanação dialógica/interativa sobre A Importante Relação dos Pilares da Educação no trabalho docente. – colóquio/vivência
10:00 às 10:15h – Intervalo

Tarde – das 13:30 às 17:00h

Dinâmica do “Corpo”
Slides – Explanação dialógica/interativa sobre A Importante Relação das Competências da Nova Cultura da Aprendizagem e das Dimensões da Paz no trabalho docente. – colóquio/vivência

Palestrante:
Prof. Ms. Valmir Farias Martins – Diretor acadêmico das Faculdades Dom Luiz de Orleans e Bragança e Dom Pedro II e consultor do Mec.

Ministrantes:
  • Prof. Esp. Adilson Nobre do Nascimento – Coordenador da EJA da SME, Prof. da Faculdade de Ciências Educacionais (FACE) e da rede municipal de Fátima e da rede estadual de Heliópolis.
  • Profª Esp. e Mestranda Ana Cristina Meira – Coordenadora Pedagógica Geral e Profª da Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança e Profª da Faculdade Dom Pedro II e da Uneb.
  • Prof. Mestrando Jeorge Luiz  Cardoso – Professor da Faculdade Dom Luiz e Dom Pedro II e Assessor técnico da Secretaria Mun. de Educação de Salvador.
  • Profª Esp. Joelice Dantas – Vice-diretora da rede estadual, Profª do município de R. do Pombal e Assessora Pedagógica da SME de Crisópolis.
  • Profª. Esp. Maria Tereza Borges – Coordenadora Pedagógica do Colégio Leonardo da Vinci, Profª da Faculdade de Ciências Educacionais (FACE) e da rede Estadual.

Realização: Secretaria Municipal de Educação


ASSESSORIA E CONSULTORIA EDUCACIONAL
Formando cidadãos conscientes para um mundo mais humano.
Apoio: