"Todos sabem fazer história - mas só os grandes sabem escrevê-la."
(Oscar WIlde)

Sejam bem vindos!

Este blog tem como finalidade tornar acessível aos meus alunos e quem mais se interessar os conteúdos de História e textos relacionados a educação... portanto Seja bem vindo ao espaço que foi criado especialmente para você.
Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Heliópolis tem seu 1º cursinho Preparatório para ENEM, Vestibular e Concursos!

No último dia 06 de maio do corrente ano teve início em Heliópolis o Cursinho Pré-vestibular e preparatório para Concursos Públicos OPÇÃO X.
O mesmo terá a duração de 05 meses (maio a outubro) com mensalidades custando R$130,00, as aulas estão sendo ministradas de segunda a sexta-feira das 19h às 22:30h no espaço da Escolinha Passo a Passo.
A Coordenação do Cursinho é do Prof. Igor Leonardo, que avisa que as matrículas ainda estão abertas, portanto se ainda não se matriculou não perca esta oportunidade de se preparar para o concorrido mundo dos concursos e vestibulares.
O cursinho conta ainda com um renomado quadro de professores com formação na sua área de atuação e experiência de sala de aula.
Veja o quadro de professores já confirmados no Cursinho e suas respectivas disciplinas:
Prof. Landisvalth Lima
LITERATURA

Prof. Adilson Nobre
HISTÓRIA GERAL E DO BRASIL

PROF. José Clériston
QUÍMICA

PROF. Gilvândio Alves
MATEMÁTICA FINANCEIRA

PROF. Gilberto Jacó
GEOGRAFIA

PROF. Marcos Vinícius (MAX)
INGLÊS

PROF. IGOR LEONARDO
BIOLOGIA
PROF. JOSÉ MÁRIO
REDAÇÃO

PROF. JOSÉ MILTON
LÍNGUA PORTUGUESA - GRAMÁTICA
PROF. AGNALDO ALMEIDA
Teorias Pedagógicas da Educação

quinta-feira, 9 de maio de 2013

MEC divulga o edital do Enem 2013; veja como participar do exame



Inscrições começam nesta segunda-feira (13)


O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira (9), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições começam na próxima segunda-feira (13) e a prova será aplicada em 26 e 27 de outubro.
Inscrições

As inscrições para o Enem começarão a partir das 10h de 13 de maio (segunda-feira) e vão até as 23h59 de 27 de maio. Todos os horários são referentes ao horário de Brasília (DF). O candidato deverá acessar o site do exame (http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem - ainda fora do ar) para fazer o cadastro. 

A taxa de é de R$ 35 e deverá ser paga somente no Banco do Brasil, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Simples), que será gerada no momento da inscrição. O prazo final para pagamento da taxa é 29 de maio. Caso o candidato não pagar até esse dia, a inscrição será cancelada.
Quem quiser obter a certificação de conclusão do Ensino Médio deve indicar uma Instituição Certificadora dentre as listadas no ato da inscrição.

Isenção de taxa

O MEC oferecerá a isenção da taxa para os estudantes que atenderem aos requisitos da Lei Federal nº 12.799, que estabelece critérios para oferecer o benefício. São eles:

I - Renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

II - Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Também é possível pedir a isenção mediante declaração de carência, feito pelo participantes ("declarar ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica")

Para ambos os casos, o candidato deverá dispor de documentos comprobatórios para apresentar à análise do Inep.
Atendimento diferenciado
Quem necessitar de atendimento diferenciado (oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo ou outra necessidade especial) ou específico (oferecido a sabatistas, gestantes, lactantes, idosos ou estudantes em classe hospitalar) deve informar isso no ato da inscrição.
Haverá um campo próprio no sistema de inscrição para que o participante informe o auxílio ou o recurso de que necessitar, de acordo com as opções apresentadas: prova em braile, prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), guia-intérprete para surdocego, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, sala de fácil acesso e mobiliário acessível. Mas será preciso apresentar documentos que comprovem a condição especial.
As provas

O exame terá duração de dois dias e será constituído de uma redação em língua portuguesa e quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha cobrando conteúdos vistos no Ensino Médio. Veja quais são as áreas de conhecimento cobradas:
Áreas de ConhecimentoComponentes Curriculares
Ciências Humanas e suas TecnologiasHistória, Geografia, Filosofia e Sociologia
Ciências da Natureza e suas TecnologiasQuímica, Física e Biologia
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e RedaçãoLíngua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
Matemática e suas TecnologiasMatemática

No primeiro dia (26 de outubro), serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas. O segundo dia (27 de outubro) terá Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. Cada sala de provas terá um marcador de tempo para os participantes. 

Nos dois dias, será obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto. 
Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, horário oficial de Brasília. O MEC recomenda que todos os participantes cheguem ao local até as 12h. Não serão aceitos retardatários. O horário também deve ser cumprido por candidatos sabatistas (aqueles que, por motivo religioso, guardam o sábado); nesse caso, eles ficarão em uma sala para aguardar o início da prova, às 19h. 

Os locais de provas serão informados no cartão de confirmação da inscrição e no site do Enem. O participante só poderá solicitar alteração do município em que fará a prova nesse site, durante o período de inscrição.

A correção 
O cálculo da nota do Enem tem como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Entenda seu funcionamento clicando na imagem abaixo.


Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. Os participantes poderão acessar os seus resultados individuais em data ainda não divulgada, também no site do Inep. 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou alterações que tornarão mais rigorosa a correção da prova de redação. Segundo ele, as mudanças foram implantadas porque as regras aplicadas anteriormente não mostraram resultado satisfatório.
Confira algumas das mudanças:
- Inserções indevidas no texto (como receita de miojo ou hino de time de futebol) serão zeradas;
- Só serão aceitos desvios gramaticais excepcionais e que não caracterizem reincidência.
- A discrepância de nota dada pelos dois corretores da redação só precisa ser superior a 100 pontos para que ela seja corrigida por um terceiro. Antes, era preciso haver uma diferença de nota superior a 200 pontos. Com isso, a expectativa é que uma a cada três redações vá para um terceiro avaliador – antes, o índice era de aproximadamente 21%.
- Os avaliadores terão mais horas de treinamento para a correção das provas.
- Os corretores precisarão dar justificativa para a nota máxima na redação (que é mil) e para erros gramaticais aceitos (por serem considerados exceção).

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dica de história - Guerra Fria


Confira a vídeo-aula de história sobre a Guerra Fria, com o professor Rodrigo Miranda, do cursinho Oficina do Estudante


quarta-feira, 1 de maio de 2013