"Todos sabem fazer história - mas só os grandes sabem escrevê-la."
(Oscar WIlde)

Sejam bem vindos!

Este blog tem como finalidade tornar acessível aos meus alunos e quem mais se interessar os conteúdos de História e textos relacionados a educação... portanto Seja bem vindo ao espaço que foi criado especialmente para você.
Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de março de 2010

Heliópolis: 25 anos de Emancipação

 

Aniverário 11 de Abril
Emancipação 11/04/1985
Gentílico heliopolense ou heliopolitano
Lema "Nihil sub sole novum Heliópolis" Português:"(Não há) nada de novo sob o Sol de Heliópolis"
Prefeito(a) Walter Almeida Rosário (PC do B)
(20092012)

História

O primeiro nome do povoado que originou a cidade de Heliópolis na Bahia foi Pau Comprido. Para a origem desse nome há duas versões: A primeira afirma que o nome Pau Comprido surgiu na época que havia uma feira-livre no povoado. Certo dia houve uma briga tão violenta entre dois grupos de pessoas, dando início a uma rixa que durou tanto tempo, que o lugar ficou conhecido como a terra dos Pau Comprido. Uma outra versão a mais aceita pela comunidade de hoje, diz que o nome surgiu ainda na época em que não havia nem mesmo habitações na região. O Sr. José Umburana, fazendeiro e comerciante da época decidiu apossar-se da área, e sob uma enorme árvore, iniciou a pratica de matar um boi sempre aos sábados e vender a carne àqueles que passavam pela região. Desta forma, outras pessoas também resolveram vender alguns produtos debaixo da referida árvore, iniciando assim uma pequena feira-livre. O nome Pau Comprido foi usado como referencia pelas comunidades vizinhas ao local onde era realizada a pequena feira-livre. Com o passar do tempo e o aumento de circulação de pessoas na área, iniciou a construção de uma Igreja, e na sua volta, residências começaram a ser construídas, dando origem ao povoamento da região. Logo depois o lugarejo passou a se chamar de Novo Amparo, situado no município de Ribeira do Amparo, onde obteve rápido crescimento, ganhando a condição de distrito com o nome de Heliópolis. Município criado com território desmembrado de Ribeira do Amparo, por força da Lei Estadual de 11 de abril de 1985. A sede foi elevada à categoria de cidade, quando da criação do município.

Geografia

Localização

O município de Heliópolis situa-se na Microrregião de Ribeira do Pombal (Nordeste do estado brasileiro da Bahia), próximo a fronteira com o estado de Sergipe, distante 300 km de Salvador.

Povoados

Araticum, Arrozal, Barreira do Tubarão, Barreira Grande, Bendó, Caboatá, Caboré, Cajazeira, Calumbí, Condão, Cumbanzê, Farmácia, Galinha Morta, Itapororoca de Baixo, Itapororoca de Cima, Jibóia, João Grande, Mandacaru, Maria Preta, Massaranduba, Melancia, Ouricuri, Pau-ferro, Pindobal, Poço, Porteira, Queimada do Miguel, Quixabeira, Riachinho, Riacho, Sacatinga, Sapé, Serra dos Correias, Serrota, Tamarindo, Tamboril, Tanque das Vargens, Tanque Novo, Tanquinho, Terra Preta, Tijuco, Umburana, Velame e Viuveira.

Clima

O clima de Heliópolis é o tropical Sub-úmido a Seco, onde as chuvas caem no inverno e as trovoadas no verão. A temperatura média anual é de 24°C, com máxima 30.8°C, e mínima 21.6°C. A Pluviosidade média anual é de 850mm. Devido a localização a cidade de Heliópolis não é considerada Sertão e sim Agreste que é uma faixa de terra bastante estreita na direção Leste/Oeste e alongada na direção Norte/Sul, situada entre o Sertão semi-árido e a Zona da Mata úmida. É uma área de transição entre essas duas sub-regiões. Seu clima não é tão seco quanto o do Sertão, nem tão úmido quanto o da Zona da Mata. (Fonte: SEI)

Relevo

O relevo de Heliópolis é formado pelas planícies e pelos tabuleiros costeiros (tabuleiro de Itapicuru e tabuleiro do Rio Real), com uma altitude de 324 metros. (Fonte: SEI)

Geologia

A estrutura geológica do município de Heliópolis é composto pelos Arenitos, Argilitos e Paraconglomerados. (Fonte: SEI)

Vegetação

Por se localizar numa área de transição (ecótono), Heliópolis apresenta uma vegetação de contato entre o Cerrado e a Caatinga.

Hidrografia

O município de Heliópolis está totalmente inserido na bacia hidrográfica do Rio Real, possuindo o único açude dessa rede hidrográfica, o açude Pindorama. Com uma extensão de 1,5Km suas águas servem para irrigação e para o lazer.

Infra-estrutura e Meio Ambiente

Transporte

No início do seu povoamento existia uma grande dificuldade de locomoção para as cidades vizinhas. Praticamente não havia carros nem outros meios de transporte, como ônibus e caminhões, forçando às pessoas a locomoverem-se utilizando transportes de tração animal (carros-de-boi, carroças e outros). Na atualidade a cidade possui três estradas (ambas em péssimo estado de conservação) a BA-393 que liga a BR-110/Heliópolis/Poço Verde-SE e a estrada que liga Heliópolis/Cipó via Ribeira do Amparo. No terminal de embarque só entra uma única linha de ônibus Aracaju/Ribeira do Pombal, a maioria dos transportes para as outras cidade são os alternativos como as "vans". O transporte feito por tração animal ainda é muito utilizado na zona rural, mas já há muitas pessoas com transporte próprio, como automóveis e motos.

Comunicação

Havia um sistema de alto-falante, denominado “A voz de Heliópolis”, bastante ativo na sede e cujo locutor, Sr. Zequinha de Maxi, era muito popular na cidade. A agência dos correios já funcionava com seus serviços básicos. Haviam dois jornais no município. Um de periodicidade irregular, chamado “A Mosca” e que era especializado em política municipal. Um de periodicidade mensal, chamado “Voz do Sertão”. A partir dos anos 90 se intensificaram as instalações de linhas telefônicas chegando hoje a praticamente todas as casas, assim como as televisões e os rádios. A internet também já faz parte do cotidiano do povo Heliopolense, principalmente os jovens, que lotam a Lan House da cidade. Há também uma rádio comunitária atuando na sede do município. Os principais jornais são: Impacto e Impacto Jovem.

Recursos Naturais

Minadouros e lençóis freáticos.

Abastecimento de Água

Até a década de 80 a população utilizava águas de tanques, de cisternas, do açude e de minadouros. Hoje muitas residências possuem poços artesianos, e a sede do município já possui água encanada e tratada.

Saúde

Atualmente a cidade de Heliópolis conta com um bom sistema de saúde público para os seus cidadãos. A cidade conta com cinco médicos, oito enfermeiros e 3 dentistas, atuando pelo menos 30hs semanais cada. Além do centro de saúde, a cidade possui 3 unidades de saúde da família (nível 1), nos povoados Cajazeiras, Riacho e Tijuco, apoiados pelo PFS do governo federal. Recentemente, foi inaugurado um centro odontológico próximo ao terminal rodoviário, que visa atender os procedimentos odontológicos básicos da população. Não e verdade , pois nossa cidade não tém um posto de saúde que funcione 24horas , se presizar de um socorro a noite ou até mesmo de dia a pessoa tem que se deslocar para outra cidade . Pergunta como um sistema de saúde desse pode ser bom?

Demografia

A população do município de Heliópolis tem origem nos povos Portugueses, Indígenas e Africanos. Vem daí muitas características predominantes na cultura de seu povo, observado nas festas religiosas e populares, na culinária, linguagem e musicalidade. Hoje estima-se que vivem no município 14.575 habitantes, sendo que 40% da população vive na zona urbana e 60% na zona rural. Sua densidade demográfica é de 44,4 habitantes por Km2.

Música

O estilo musical predominante em Heliópolis é o Forró. Vários foram os sanfoneiros que contribuíram para esse sucesso, o que deu origem ao melhor São Pedro do Brasil, sanfoneiros como: Nezinho Cordeiro, Zé de Severo, João e Jaci Ventinha. Na atualidade o destaque é para as bandas: Alaelson do Acordeom e a Banda de pagode A Máscara, além de Gilberto Alves. Os jovens também deixam claro seus gostos musicais, existindo várias tribos musicais. Apesar de predominar o forró em Heliópolis, prova disso é a sua maior festa, o São Pedro, o cantor mais expoente do município é Helvécio Santana que toca música regional (Cantoria).

Calendário Festivo

A população de Heliópolis cresceu bastante, comparando-se com a população do povoado que originou o município. Com isto, as festas realizadas na cidade passaram a movimentar uma quantidade maior de pessoas, fazendo com que estas exigissem uma maior organização por parte dos administradores municipais. As festas que movimentam o maior número de pessoas, em Heliópolis, são:
29/6 – São Pedro – Festa tradicional da cidade e que chega a movimentar acima de 40.000 pessoas durante a realização do evento. Conta com uma estrutura constituída por dois palcos para apresentação das bandas (muitas oriundas de outros municípios, e atualmente com bandas de projeção nacional) e de inúmeras barracas, onde são encontradas comidas típicas e bebidas.

14/10 – Festa do Sagrado Coração de Jesus – Esta festa religiosa atrai pessoas de toda a região. Todos os dias acontecem às missas tanto pela manhã quanto pela noite procedida por novena e procissões. No final acontecem shows com bandas locais e o coral da igreja com cânticos religiosos. Os corais Anjos e resgate e Desperta Jovem que são coordenados por naiando e patrícia que brilham muito na festa do padroeiro

25/01 - Encontro de Carro-de-Boi - Organizado por Zé de Miguel o evento contou com um grande número de participantes e movimentou toda a cidade e região.
1 a 20/09 - As santas missões que aconteceram do dia 01 à 20 de setembro,e uma preparação para a festa do sagrado coração de Jesus, em que grupos de oração, em que participam de jovens ate os idosos, em que transmitem a palavra de Deus nas casas das pessoas, tentando abrir o coração dos evangelizados para a boa nova.

Nenhum comentário: