"Todos sabem fazer história - mas só os grandes sabem escrevê-la."
(Oscar WIlde)

Sejam bem vindos!

Este blog tem como finalidade tornar acessível aos meus alunos e quem mais se interessar os conteúdos de História e textos relacionados a educação... portanto Seja bem vindo ao espaço que foi criado especialmente para você.
Powered By Blogger

terça-feira, 9 de março de 2010

Resumo sobre o Iluminismo 7ª série I Unidade


Iluminismo

Conceito: Foi um movimento originado no fins do século XVII na Inglaterra. Este movimento efetivou-se na Europa  especialmente na França no século XVII, representou o ponto máximo das transformações culturais iniciadas no século XIV pelo movimento renascentista.
         O Iluminismo defendia o predomínio da razão, único guia infalível da sabedoria, e combatia o absolutismo, a intolerância religiosa , a desigualdade social e a política mercantilista. Os filósofos iluministas criticavam a censura para as manifestações intelectuais e entendiam que a melhor estrutura da sociedade é a mais simples e natural.

Filósofos Iluministas:
Jean Jackes Rousseau --->República Democrática: Foi o pensador mais radical de sua época com   suas críticas a sociedade burguesa, em defesa das camadas populares e de uma sociedade baseada na justiça, na igualdade, e na soberania do povo.
 


Voltaire ----> Despotismo Esclarecido Foi um filósofo Burguês defensor do despotismo esclarecido, promovia críticas dos privilégios do Clero e da Nobreza.




 
Barão de Montesquieu ----> Três Poderes  Sua obra foi o espírito das leis, onde propunha a divisão dos poderes em legislativo, executivo e judiciário.

 

 

 

Princípios do Iluminismo:

-       Crítica ao absolutismo
-       Acabar com a sociedade estamental
-       Crítica a postura da igreja católica
-       Defesa da não intervenção do estado na economia
-       Defesa de um sistema constitucional

2 comentários:

Unknown disse...

muito bom adorei
amanhã eu tenho uma prova sobre isso e queria muito tirar uma nota boa
acho que com isso irei conseguir
OBRIGADA

Adilson Nobre disse...

Fico Feliz por ter ajudada! afinal o objetivo deste Blog é exatamente esse! obrigado pela visita!